quinta-feira, 21 de outubro de 2010

COM QUANTOS PAUS FAZ UMA RABECA

COM QUANTOS PAUS FAZ UMA RABECA
Por Zé Alípio Martins




“Olhe... E é bom que você aprenda! Essa semana mesmo teve um povo do estrangeiro lá em casa querendo me comprar uma rabeca... Eu falava e ele não entendia! Ele falava eu não entendia ele! Daqui a pouco ele fez assim(esfregando o polegar com o indicador), então eu respondi: É 600 real.O home abriu um sorriso tirou do bolso seis notas de cem e ainda me deu duas de 20 por fora!”
Nelson da Rabeca – fabricante e músico rabequeiro.

Estou tendo grandes privilégios aqui em Alagoas. Morar vizinho ao mar... E ao mar de Pajuçara, é muito lindo! Jangadas acordam os seus marujos ainda na madruga pelos estalar de suas velas ao vento. Lembro-me do Mucuripe em Fortaleza e suas velas musicadas por Fagner.Só que aqui elas não “vão sair para pescar”.Elas transportam turistas para as piscinas naturais formadas pelos recifes de pedras.
Com quantos paus se faz uma jangada?
Outro dia de domingo acordei bem cedo pra me lembrar das manhãs de Periperi subúrbio de Salvador onde nasci. “Beira do mar, lugar comum, o começo do caminhar pra beira de outro lugar”, versos de música. Foi lá que comecei...
Aos sábados pela manhã bem cedo, recebíamos os coloridos saveiros. Povo Negro em vestes alvas conduziam em braçadas firmes as últimas e possíveis remadas ante a “quilha” prender numa “coroa” ou banco de areia e então impulsionar a poita à maré. “O restante vai nos braços”.Gritavam eles.
Com quantos paus se faz um saveiro?
Morei até os dezoito em Periperi e nunca fiquei sabendo dos saveiros.
Estive por dois anos pras bandas do Ceará e não soube das jangadas.
Nem me liguei nessas coisas. Só os admirava.Só as admirava.
Toquei por muito tempo com Vanderlei baixista,filho de pescador. Por várias vezes fomos levar algum recado para o pai dele lá em Praia Grande. E lá estava, sempre arrumando a sua velha canoa de pesca.
Construindo, reformando, fazendo, tocando a vida, pescando pra viver...
E eu nunca o perguntei!
Com quantos paus se faz?
Mas hoje, não perco tempo.
Há dois anos participei de um encontro de ethnomusicologia (antropologia da música) aqui em Maceió e conheci Seu Nelson da Rabeca. Comprei seu disco e ficamos amigos.
Mas, agora morando aqui procurei saber: Com quantos paus se faz uma Rabeca?
E foi então que ele me disse:
“Olhe... E é bom que você aprenda! Essa semana mesmo teve um povo do estrangeiro lá em casa querendo me comprar uma rabeca... Eu falava e ele não entendia! Ele falava eu não entendia ele! Daqui a pouco ele fez assim(esfregando o polegar com o indicador), então eu respondi: É 600 real.O home abriu um sorriso tirou do bolso seis notas de cem e ainda me deu duas de 20 por fora!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário